sexta-feira, 16 de abril de 2010

Uma varanda, com café e bolinhos


Quando eu era criança eu tinha o sonho de ser astronauta queria fazer faculdade de astrologia. Astrologia?! Como assim? Eu achava que era tudo a mesma coisa!! Depois crescendo, fui virando dentista, arqueóloga, historiadora, engenheira e por fim matemática. Todos pensam que matemáticos fazem conta, e se tem uma coisa que não faço bem, é fazer contas! Mas sou ótima em somar, eu somo tudo!! Roupas, sapatos, livros, doenças, paixões, amigos... E é sobre isso que eu quero “falar” hoje. AMIGOS!
Próximo ao dia 18 de abril, dia do amigo, estou colocando o primeiro post no blog “café,bolo e prosa” . E como é bom tomar um café com um amigo, o café sendo uma desculpa para a boa prosa ou a prosa desculpa para o café.

Amigos são a família que escolhemos, e a minha família é enorme. "Costumamos dizer que reconhecemos os grandes amigos no momento de nosso sofrimento, mas não é verdade. Os verdadeiros amigos são aqueles que suportam a duração de nossa alegria." Mas isso, é assunto para outra prosa.

Tenho uma prima cuja amizade teve início na infância, o tempo passou, crescemos. Eu com síndrome de “cérebro” sai para conquistar o mundo, ela ficou e construiu um mundo. Agora ela abriu um café e eu criei o blog do café. E lendo o livro “Carta entre amigos” me ocorreu que fisicamente ou virtualmente, estamos na varanda, com mesa posta e a porta aberta, esperando que alguém entre e sirva-se do café que oferecemos. Penso que amizade é assim: Uma varanda com mesa posta, café e bolinhos (nem sempre tão doces). E assim como um dos autores do livro, eu costumo entrar quando encontro uma mesa posta na varanda, porque sei que vou conhecer uma pessoa única, e que só ela me dirá ou ouvirá o há para ser dito.

Minha prima abriu um café na sua varanda, e sempre que passo lá e posso, eu entro, e sempre que entro, ela está lá para me receber. Um pouco de café aquece (na maioria das vezes) a temperatura do corpo, uma boa prosa ... ,essa... Ilumina a alma!! Feliz dia do amigo!!

15 comentários:

  1. Kissia, o dia do amigo nao eh dia 20 de julho?
    Parabens pela iniciativa do blog. Tenho certeza de que mesmo distantes, nos deliciaremos com os quitutes do Cafe.
    Sucesso pra voces.
    Beijos,
    Rosinha

    ResponderExcluir
  2. Kíssia, parabéns pela iniciativa! Já estou aguardando ansiosa os próximos posts. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Não querida amiga, dia 18 de abril é dia do amigo. Dia 20 de julho é dia da amizade. Mas na verdade, não temos um sem o outro... que bom que temos dois dias para celebrar isso!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Kíssia minha amiga querida! Adorei o blog! Concordo quando você diz que amigo de verdade é aquele que consegue suportar a duração da sua alegria...isso se chama inveja, um dos sentimentos mais torpes e difíceis de serem eliminados da alma humana.
    Já li em algum lugar, que a inveja surge quando sentimos uma sensação de perda, um vazio não preenchido pelo objeto de desejo, principalmente quando nos consideramos muito mais dignos e merecedores do que aquele que possui o que não temos, e dentre essas coisas que não possuímos pode estar a felicidade. Obrigada pela deliciosa prosa matinal! Beijos, Luzia Rodrigues Chaves - Fortaleza/CE

    ResponderExcluir
  5. retificando a mensagem anterior: inveja é não conseguir suportar a alegria do outro.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Lu,

    Esse é um excelente tema para um texto no futuro. Na verdade esse comentário eu vi em algum lugar e nunca saiu da minha cabeça, quando eu estava lendo o livro "Conversa entre amigos" o Gabriel Chalita, escreve isso usando as palavras citadas acima...

    ResponderExcluir
  7. Kíssia, adorei o tema...Uma boa prosa...um bom café...nada melhor que rodeado de amigos. Aliás quero salientar que sábado passado tivemos a primeira experiência com o café...A prosa foi boa...o Café preparado por Dri, delicioso... O que eu preparei beirou a perfeição (modéstia a parte). Esperamos vc no próximo sábado para o primeiro evento do CAFÉ, BOLO e PROSA...Um xêro
    Ronaldo

    ResponderExcluir
  8. Querido Ronaldo, que bom que você gostou!! Estou certa que você e Dri fizeram um excelente café além de promoverem, como sempre, um prosa maravilhosa. Fotografaremos primeiro evento para postarmos no nosso blog.

    ResponderExcluir
  9. adorei a prosa. o bolo sempre é bom, mas posso trocar meu café por um leite ou chocolate quente, né? bjao, tia.

    ResponderExcluir
  10. Claro. Mas há tantas formas de tomar café que você vai ficar encantando quando for ao café&prosa de Dri. Aposto que de um deles você vai gostar, se não, terá certamente outras opções. Um beijo enorme. Há adorei o seu blog (http://diebasis.blogspot.com/).

    ResponderExcluir
  11. Na nossa última prosa, discutimos o nome para cafeteria. Eu sujeri que fosse RONALDO'S CAFFE, justa homenagem a um bom apreciador do café e da prosa como eu...

    O que vcs acham???

    ResponderExcluir
  12. O primeiro café foi regado de muita prosa, os amigos chegaram, a varanda ficou lotada o "MUÍDO" (Prosa no bom PARAIBÊS) rolou até 01 da manhã.....FALTARAM VCS

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Vocês sabiam?

    Café vem de uma flor. Esta flor tem cheiro de jasmim. O grão pode ser colhido de uma cereja madura. Esta cereja pode ter sabor de maçã, damasco, frutas vermelhas ou cítricos. Esta cereja pode ser cheia de açúcares naturais.
    E quando torrados, estes açúcares podem originar sabores, aromas e texturas de caramelo, doce de leite, rapadura, especiarias e chocolate branco e escuro. Transferidos à xícara, podem surpreender os sentidos. Cafés Especiais. Pessoas Especiais.

    ResponderExcluir