sábado, 15 de maio de 2010

Cinema e Café


Essa semana estava dirigindo no centro da cidade e fiquei atrás de um ônibus. Foi quando vi o anúncio do filme Borras de Café. Então pensei, que tal falar no blog de filmes que tem Café no nome. E unir grandes paixões da minha vida, cinema, escrever e Café.

O que me causou mais surpresa foi quando fui procurar o filme Borra de Café e tive o orgulho de perceber que é um filme totalmente paraibano.

A nova produção cinematográfica conta com o apoio da UFCG e retrata o Brejo paraibano do início do século XX. É lá que será montado o set para as filmagens de Borra de Café, curta-metragem do diretor campinense Aluizio Guimarães. Em entrevista ao Jornal da Paraíba, ele observa: “Não são histórias reais, mas bem que poderiam ser”, confessando que muito do que escreveu foi baseado em “causos” e estórias contadas por pessoas da região. Aliás, uma das características da produção é justamente a de retratar o cotidiano dos habitantes do Brejo. “É uma região pouco valorizada por sua beleza e história. No filme, tento mostrar que a Paraíba não é apenas solo rachado, sol escaldante e mandacaru”, revela.

Fico orgulhosa de ter gente como o diretor Aluizio Guimarães em minha terra e será um prazer tê-lo um dia no nossa cafeteria. Borra de Café está previsto para estrear em novembro, com lançamentos na Festa da Laranja, em Matinhas, e também em Campina Grande, João Pessoa, Olinda e Caruaru. Depois, participa de inúmeros festivais de cinema no Brasil e no mundo (para tanto, será legendado em inglês, espanhol e francês). É esperar pra ver.

Enquanto esperamos podemos assistir outros filmes que tem como tema café
Bagdá Café: Um filme simples, lindo e emocionante. Uma trilha sonora fortíssima, com a belíssima música interpretada por Javetta Steele Uma lição de otimismo e de perseverança!
Café da manhã em plutão: Um filme extremamente bem escrito, dirigido e atuado, que transita entre o intimista e o épico com uma fluidez impressionante. Fala de sexualidade, terrorismo e política. Com a trilha sonora riquíssima.
Café com leite: O premiado Café com Leite conta uma história tragicômica, com fotografia limpa e natural, como cuidar de uma criança, um menino de dez anos, que até então não sabia quase nada sobre sua vida?
Café dos Maestros: O documentário desenha o retrato de alguns de músicos excepcionais de tango, incluindo criadores de repertório clássicos e fundadores de uma variedade de estilos e escolas, bem como os membros das bandas e orquestras que alcançaram a fama nos anos 1940 e 1950, na era dourada do tango.
Sobre Café e Cigarros: Levou nada mais nada menos que dezessete anos para ficar pronto. Isso porque o filme é uma seqüência de onze curtas-metragens. Não há qualquer ligação entre um curta e outro. O diretor apenas faz uma premissa para todos: uma conversa à beira de uma mesa, regada a muito café e cigarros.
Há muitos outros filmes com café no título ou no tema, grandes cenas acontecem em cafeterias (isso é tema para um outro texto). Faça uma cena de sua vida em um café e veja que terá mais cor, aroma e sabor. Nós entramos com a cafeteria e você com seu sorriso e sua história...
Eu sou Kíssia e escrevo neste blog para vocês!!!

2 comentários:

  1. Lindo,lindo! adorei as dicas dos filmes! e a trilha de badgá café, que não pode faltar na cafeteria..estou louca para vê-la funcionando, vai ser maravilhosa.
    Siim meu blog é esse http://talitacarvalh0.blogspot.com/, não tem nada ainda..vou começar a mecher nele =p
    bjjoooss

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica, Café dos Maestros.Adoro documentários.Vale a pena assistir.
    Não esqueça do cafezinho.
    Beijosss

    ResponderExcluir